Festa em Napoles com o Botafogo em campo

Por Lucas Compan


⭐️ Trinta e seis anos atrás, neste 20 de agosto, o clima era de festa no Sul da Itália, mais precisamente na cidade de Nápoles.

Maradona, jogador que havia feito uma das maiores atuações individuais da história do futebol, na Copa do México de 1986, recém encerrada, retornava para seu time, o
Società Sportiva Calcio Napoli.

Diante de 65 mil torcedores, Maradona e seus companheiros de time enfrentaram o
Botafogo de Futebol e Regatas, o mais tradicional. O placar final foi de 1x0 para o Napoli com um gol em impedimento, ignorado por um dos bandeirinhas da partida.

Poucos dias depois de sair da fila de títulos com a conquista do Campeonato Carioca de 1989, o Botafogo tentou trazer o craque Diego Armando Maradona para General Severiano.

A investida alvinegra foi de Emil Pinheiro, homem-forte do futebol do Botafogo na época, com ajuda do volante Alemão, que atuou pelo Glorioso e era companheiro de Maradona no Napoli. Na edição do “Jornal dos Sports” do dia 1º de julho de 89, a manchete destacava:


“Maradona diz a Emil que ainda vai jogar no Fogão“.

A reportagem conta que Maradona participou de um almoço numa churrascaria na Barra da Tijuca a convite de Emil Pinheiro ao lado de suas esposas, dos jogadores Alemão, Berg e Helinho, do preparador físico Carlos Alberto Lancetta.

No animado jantar, Maradona disse a Emil que atuaria no Botafogo assim que seu contrato com o Napoli terminasse e, depois, encerraria a carreira no Boca Juniors. A reportagem destaca ainda que só viria para o
#Botafogo se Emil Pinheiro permanecesse na vice-presidência de futebol do clube.

Bem, a investida ficou apenas naquele jantar. Maradona renovou com o Napoli, de onde saiu em 1991 para jogar no Sevilla. Depois, retornou à Argentina para atuar por Newell’s Old Boys e Boca Juniors, onde encerrou a carreira em 1997, aos 37 anos.

Imagens: @historiafogao Twitter