In Botafogo We Trust

Por Lucas Compan, um publicitário botafoguense em New York City


Qual a maior conquista nesse início de projeto do novo Botafogo de Futebol e Regatas?


Em minha visão, acredito ser a volta da confiança por parte do torcedor.

Uma vez mais, a apaixonada torcida Alvinegra esgotou (em minutos) toda a carga de ingressos colocada à sua disposição, como visitante. Gentilmente, o América Futebol Clube disponibilizou carga extra de ingressos, que também foi esgotada. Isso colocou por volta de 3.200 torcedores do Botafogo nas arquibancadas. Muitos deles, saíram do Rio para apoiar o time. Isso já havia acontecido antes. Várias vezes. Mas a atmosfera, no geral, era a de cobrança por vitória no jogo, apenas.

Em campo, a partida feita pela equipe alvinegra na Arena Independência, esteve bem longe das boas atuações dos últimos jogos—com exceção do segundo tempo, principalmente durante os últimos 20 minutos, quando poderia até ter virado uma partida onde começou atrás, no placar.

Mesmo assim, o time teve o apoio dos 3.200 torcedores durante todo o jogo. A tradução desse sentimento por parte da torcida em uma palavra: confiança.

Confiança no trabalho da comissão técnica, confiança nos atletas, confiança na gestão da SAF BOTAFOGO, que vem fazendo algo essencialmente importante: ouvir. E, quando possível, se movimentam com agilidade admirável para atender aos pedidos dos torcedores—os clientes mais fiéis que existem no mundo.

Os resultados no placar, nem sempre mostrarão vitória do Botafogo. Faz parte, tanto no esporte quanto na vida. Queremos sempre vencer, claro. Mas não é assim que funciona. A gente sabe disso. E mesmo que fosse, iríamos perder a imensa riqueza de aprendizado que as derrotas trazem. Importante é focarmos não nas batalhas isoladas, mas na estratégia geral da “guerra.”

in botafogo we trust

〰️

in botafogo we trust 〰️

Vivemos décadas de total e amplo descaso com o torcedor e não transparência, por parte de administrações passadas—com raras exceções. Não existia uma perspectiva vencedora. O mindset era diferente. A atitude era oportunista, imediatista. Nos serviu de aprendizado, para criarmos parâmetros. Agora, temos gestão profissional. E a torcida vem sentindo a diferença para muito melhor. Não apenas porque o dinheiro agora não é mais problema, mas porque as mentes no comando pensam e agem diferente.

Como o técnico Luís Castro bem colocou na coletiva após a partida: “Importante é trabalharmos com honestidade e dignidade. No mundo, existem pessoas que atingiram muito sucesso, porém através de atos desonestos e nada dignos. Não precisamos apenas ganhar jogos para conquistarmos o reconhecimento de nossa torcida. Nós precisamos é trabalhar muito, tentarmos fazer melhor hoje do que fizemos ontem. É assim que a torcida percebe que somos dignos e honestos para com todos.”

Continuemos em nossa jornada rumo às conquistas. O Glorioso está de volta. Não deixemos que decepções momentâneas, nos façam perder a visão do todo que vem sendo feito. Estamos apenas no começando.

#InBotafogoWeTrust


mais histórias em preto & branco