O Gigante Adormecido

Por Lucas Compan, um Botafoguense que mora em New York City


o gigante adormecido

〰️

o gigante adormecido 〰️

Meu pai sempre me contava: “O Botafogo de Futebol e Regatas já teve times que faziam as maiores equipes da Europa tremer dentro de campo.”

Eu não peguei essa fase. Mas tenho meus motivos para voltar a sonhar com um Botafogo gigante novamente.

Domingo, 17. de Abril de.2022, Arena Castelão, situada em Fortaleza, capital do Ceará: mais um capítulo da trajetória do Novo Botafogo foi ao ar. O Alvinegro venceu o difícil duelo diante da equipe do Ceará.

Vitórias são muito importantes. E ontem o técnico Luís Castro e sua equipe venceu uma batalha das mais difíceis. Foi seu primeiro jogo comandando o time à beira do gramado. O resultado de sua dedicação e estudo do adversário, assim como da história desse confronto e mudanças no intervalo do jogo, apareceram no placar final: 3x1. Durante o jogo, notamos os primeiros sinais de um time ainda em formação: intensidade, pegada, tomada de iniciativa.

Porém, o foco daqueles que são a razão de existência de um clube, seus torcedores, deve estar não apenas na alegria que as vitórias proporcionam, nem na tristeza que as derrotas trazem. Importante é a nova direção que um dos clubes mais tradicionais e conhecidos do mundo vem tomando.

meio-campista del piage. Image credit @foto_vitorsilva

Nessa visão estratégica, vale destacar a reconstrução e reposicionamento de um dos ativos mais valiosos do clube: sua marca. Neste momento, o Botafogo tem a camisa limpa, com apenas um único patrocinador, Champion Watch, na manga esquerda, durante o mês de abril. O Botafogo também é o único clube no Brasileirão que não tem um acordo de comercialização de placas de publicidade. Essas ações estão contidas em uma estratégia maior.

O empresário norte-americano e acionistas majoritário da SAF BOTAFOGO, John Textor, vem implementando uma visão europeia no clube da Estrela Solitária, que é a de ter uma camisa mais limpa, com menos patrocinadores, dando prioridade para empresas que estiverem alinhadas com a história e o storytelling do Glorioso, não apenas no ultrapassado modelo do quem-paga-mais-leva. O conceito é de pertinência entre a marca Botafogo e as de patrocinadores. Quando rompeu com todos os contratos, em fevereiro passado, John ressaltou o novo posicionamento.

As placas de publicidade do Estádio Nilton Santos também seguiram a mesma linha e, atualmente, promovem apenas produtos do Fogão—como foi visto no domingo passado, durante o confronto com a equipe do Corinthians.

Acredito que o mais importante nesse momento de reconstrução seja a paciência e a resiliência. Resultados desse porte não acontecem da noite para o dia.

Eu não acompanhei a fase em que o gigante Botafogo encantava os europeus e o mundo. As gerações mais novas talvez nem considerem o Botafogo gigante. Mas ser gigante está no DNA do Glorioso. E DNA é algo imutável. Com o trabalho estruturado que vem sendo feito por profissionais competentes, liderados pelo CEO Jorge Braga, o gigante adormecido está acordando.


Keep the Flame Burning